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Roberta Simões

Como identificar e corrigir falhas em suas apresentações


Duas pessoas com computadores abertos trabalhando em apresentação no papel rascunho brainstorming
Photo by Scott Graham on Unsplash

Aqui na Pitching escutamos diariamente “preciso melhorar minhas apresentações".


Mas, por onde começar?


1. Identifique o problema


É importante saber onde está seu incômodo.

a) No layout dos slides?

b) Está muito longa?

c) No roteiro?

d) Você acha que ela está boa, mas não está convertendo?

e) As pessoas estão dando o mesmo feedback negativo todas as vezes que você apresenta?


Fazer esse diagnóstico é importante para que possa atacar diretamente no seu incômodo. Em seguida, parta para a ação.


2. Faça a mudança


A solução adequada vai variar de acordo com o problema. Vamos usar os exemplos que dei acima, fazendo um de-para entre problema<>solução.


a) Meus layouts estão ruins

Aqui, há algumas alternativas:

  • Contrate um designer. Nós indicamos a DesignGuy, que é nosso parceiro de design;

  • Inspire-se em sites como Pinterest. Eu, que não sou designer, uso isso bastante. Vejo os templates que existem no site para me inspirar e fazer os meus;

  • Utilize os templates da sua empresa. Talvez você já tenha tentado isso, mas seguir os templates respeitando seu guide e hierarquias pode ser a resposta para você.


b) Minhas apresentações estão muito longas

Se quer reduzir sua apresentação, você precisa exercitar o desapego. Quais informações pode cortar? Quais informações não irão te ajudar a alcançar seu objetivo? Quais dados são irrelevantes ao seu público principal?


c) O roteiro não está bom

Pense no storytelling da sua apresentação como um roteiro de um filme. Ela precisa ter início, meio e fim. Se traz um problema, traga em seguida a solução ou o caminho para resolvê-lo, sem deixar questões em aberto. Escreva seu roteiro, leia-o como se fosse um ator interpretando um papel e faça os ajustes necessários.


d) Me parece boa, mas não está convertendo

Já vi inúmeras vezes empresas que não estavam conseguindo vender mudar apenas o storytelling de seu pitch e começar a converter. Isso sem mudar uma vírgula no produto em si.


Neste caso, é preciso que revise todo o seu posicionamento e proposta de valor.


Provavelmente a forma como você enxerga sua empresa é diferente daquilo que seu cliente precisa.


e) Tenho recebido o mesmo feedback negativo repetidamente

Neste caso, é preciso refletir. Por que estão te dando esse feedback? É algo que você precisa ajustar no projeto ou no storytelling? Lembre-se que você está criando algo para seu cliente usar, e não para você usar. Esses feedbacks são preciosos e irão iluminar o caminho a ser seguido. Seu público está te dizendo exatamente o que precisa para que você possa fazer ajustes e parta para a conversão.


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Melhorar suas apresentações requer um olhar atento aos detalhes e uma disposição para adaptar e evoluir. Identificar o problema é apenas o primeiro passo. Implementar soluções eficazes, seja através de um design melhor, um roteiro mais envolvente ou uma narrativa mais ajustada ao seu público, fará toda a diferença.


Lembre-se, o sucesso de suas apresentações é fundamental para converter simples ouvintes em clientes engajados.

Se você precisa de ajuda para elevar suas apresentações a um novo patamar, conheça o trabalho da Pitching. Com mais de uma década de experiência, oferecemos soluções cuidadosamente elaboradas para garantir que suas apresentações não apenas impressionem, mas também convertam. Descubra a estratégia perfeita para suas necessidades com a Pitching.

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